23/01/2023 às 20:31 FISIO SNIPER

DOR LOMBAR E SUAS SUBCLASSIFICAÇÕES

28
2min de leitura

A classificação da dor lombar em subgrupos surgiu devido aos ensaios clínicos randomizados não conseguirem demonstrar eficácia do tratamento conservador para dor lombar. Tratar o paciente A da mesma forma como trata o paciente B, quero dizer de forma homogênea é estar a usar os conhecimentos fisioterapêuticos como uma receita de bolo. Pois, entendemos que a dor lombar é uma condição heterogênea, possui vários fatores causais. SAIBA MAIS

Então surge a Associação Americana de Fisioterapia Ortopédica com a classificação em subgrupos da dor lombar, para facilitar o tratamento conservador.

SAIBA MAIS

A classificação de Subgrupos para Dor Lombar segue os seguintes critérios:

Determinar se o paciente é adequado para o Tratamento Conservador; Classificar o paciente de acordo com a Gravidade da Condição; O tratamento adequado ao paciente virá após os achados da avaliação e sua classificação dentro de algum subgrupo.

O Paciente que é adequado ou não para o tratamento fisioterapêutico, passou inicialmente por uma triagem, principalmente para se Excluir Bandeiras Vermelhas (tumor ósseo, fraturas por compressão, espondilite anquilosante, aneurisma).

Quero ressaltar com você, que é muito importante o fisioterapeuta conseguir reproduzir a dor do paciente durante a avaliação em movimentos específicos como os isolados, os sustentados e os repetitivos. Caso contrário essa dor que ele apresenta não é uma dor musculoesquelética e esse paciente não é indicado para fazer tratamento fisioterapêutico.

A classificação do paciente com Dor Lombar de acordo com a Gravidade da sua condição, ela é temporal. Isso mesmo vamos classifica-la em aguda, subaguda e crônica.

AGUDA -  o paciente está severamente limitado e incapaz para de permanecer em pé por mais de 15 minutos, sentar por mais de 30 minutos ou caminhar por mais de ¼ de km sem agravar sua dor;

SUBAGUDA – esses pacientes conseguem fazer essas tarefas da faze aguda, mas não realizam as ABVD´s. Levantar objetos pesados, limpar, cortar grama.

CRÔNICA – pacientes que conseguem realizar as ABVD’s, mas não suportam fazer atividades que exigem muito do seu físico e por longa duração. Como manusear material pesado, participar de esportes competitivos ou tarefas.

Há uma certa desvantagem nessa classificação pois ela não indica a gravidade do problema e nem o prognóstico de melhora.

Após a identificação e classificação do paciente, ele é indicado para o tratamento que ele melhor se enquadra, como: mobilização, exercício específico, estabilização e tração.

Está aí mais uma boa forma para você refletir e permitir compreender um pouco mais e usar como uma arma no seu tratamento. SAIBA MAIS

Texto baseado no artigo:

Piva SR. Sistema Americano de Classificação para o tratamento conservador de pacientes com dor lombar. In: Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva; Mendonça LM, Vezzani S, organizadores. PROFISIO Programa de Atualização em Fisioterapia Esportiva e Traumato-Ortopédica: Ciclo 3. Porto Alegre: Artmed/Panamericana; 2013. p. 9-63. (Sistema de Educação em Saúde Continuada a Distância, v.1).

23 Jan 2023

DOR LOMBAR E SUAS SUBCLASSIFICAÇÕES

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casa classificação classificação da dor lombar curso domiciliar dor dor lombar dor lombar subgrupos exercícios fisioterapeuta fisioterapia fisioterapia na dor lombar lombar praia da costa praia de itaparica praia do canto sniper subgrupos subgrupos dor lombar tratamento tratamento fisioterapia dor lombar vila velha vitória

Quem viu também curtiu

23 de Jan de 2023

TRÊS DICAS PARA ALIVIAR A DOR NAS COSTAS DURANTE A CAMINHADA

23 de Jan de 2023

DOR NO CIÁTICO, SERÁ QUE É A MINHA CADEIRA?

04 de Jan de 2024

ALONGAMENTOS E DOR NO CIÁTICO: o que você precisa saber

Olá, em que posso lhe ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp